,

Vai fazer o motor pegar no tranco? Pense bem para não ter prejuízo na manutenção do carro

Se você tem perto de 30 anos, possui ou possuiu um carro antigo com certeza já teve que fazer o motor do carro pegar “no tranco”. O problema é que a prática pode acarretar danos, trazendo custos extras na manutenção do carro, embora muito comum antigamente, e ainda praticada nos dias de hoje.

Para quem não sabe, fazer o carro pegar no tranco significa forçar a partida dele, quando o motor não dava sinal de vida. Para isso ocorrer, o frustrado motorista descia com o carro “desacordado” em uma ladeira ou pedia ajuda de alguém para empurrar o veículo, sempre engatado de primeira ou segunda marcha e acelerando. Dessa forma, o motor voltava a girar e carro voltava a dar sinal de vida.

MAS, POR QUE A PRÁTICA É NOCIVA PARA A MANUTENÇÃO DO CARRO?

Nos veículos mais antigos a chance de ocorrer algo errado é pequena. Contudo, em carros mais novos existe um grande risco de danificar alguma peça ou componente e trazer aquele prejuízo indesejado, imprevisto nos gastos de manutenção automotiva.

Esta possibilidade existe porque os modelos mais novos vêm equipados com uma peça chamada catalisador, obrigatória para reduzir o nível de poluentes emitidos pelos veículos. O catalisador pode sofrer danos quando o carro pega no tranco, causado pelo combustível que sai diretamente no escamento (onde a peça está localizada).

Este combustível, que deveria ser queimado, sai pelo escapamento justamente no momento em que o motor é forçado a dar a partida “na marra”, pois ele foi expelido dos cilindros sem haver a devida combustão. Ou seja, ao invés de receber gases da queima da gasolina, etanol ou diesel, o catalisador recebe o próprio combustível, o que compromete seu funcionamento.

Caso isso ocorra, a única alternativa seria trocar a peça e arcar com um custo a mais na manutenção do carro. Por isso, o melhor a se fazer é evitar situações que façam o motor do carro “morrer”. E caso isso ocorra, não force, chame um reboque, leve a um mecânico de confiança para verificar o que houve e compre as peças necessárias na Peças Bitts!

Compartilhe:

Mais publicações:

Entre em contato:

Trabalhe Conosco

Contato

(31)3319-2000

Quer fazer parte de nosso time?

Envie seu currículo para o e-mail abaixo:

 

 

rh@autobitts.com.br

SUA PRIVACIDADE É IMPORTANTE!

Nosso site utiliza cookies para garantir o seu funcionamento correto e para um serviço personalizado.

Nosso site utiliza cookies para garantir o seu funcionamento correto e para um serviço personalizado.